10 de setembro de 2009

PROJETOS DE DECRETO 2009

PROJETOS DE DECRETO LEGISLATIVO
Projeto de Decreto Legislativo nº 01/2009.

Concede o Título de “CIDADÃO HONORÁRIO DE FLORESTAL” ao Ilmº Sr. VICENTE FRANCISCO DOS SANTOS, “in memorian”.


Faço saber que a Câmara Municipal de Florestal aprova, e eu, Adeir da Anunciação Ferreira, Presidente, promulgo o seguinte

DECRETO LEGISLATIVO:


Art. 1º - Fica concedido o Título de “CIDADÃO HONORÁRIO DE FLORESTAL”ao Ilmº Sr. VICENTE FRANCISCO DOS SANTOS, “in memorian”, pelos relevantes serviços prestados à Comunidade Florestalense.

Art. 2º - A entrega do Título será feita em Sessão Solene, especialmente convocada para este fim.

Art. 3º - Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.


Sala das Sessões, 18 de agosto de 2009.

Vereador Domingos Ribeiro de Oliveira Neto


JUSTIFICATIVA


Um FIorestalense por adoção Vicente Francisco dos Santos, filho único de Geraldo Francisco dos Santos e Brígida Maria da Conceição nasceu em Itaguara-MG em 01/04/1931. Aos 15 anos deixa sua terra natal juntamente com seus pais e passa a morar em Pará de Minas, depois em Florestal e posteriormente em Belo Horizonte no bairro Mato da Lenha, atualmente bairro Salgado Filho. Na idade definida da época, alista-se no serviço Militar e serve o exército em Belo Horizonte, tempo do qual se orgulhava muito, inclusive mantendo uma fotografia sua usando farda, na sala de sua residência.
Na passagem por Florestal; conheceu, Dona Maria Pimenta com quem iniciou o namoro vindo a permanecer, mesmo mudando para Belo Horizonte. Nas suas folgas do exército vinha vê-la em Florestal, e os pais de sua namorada Sr. Adgenor Pimenta e Dona Maria da Conceição tinham grande admiração por seu futuro genro que até então já era um jovem comunicativo, popular e amigo do bem.
Terminado o tempo no exército passa a trabalhar com seu pai e aprende a trabalhar de pedreiro; Sr. Geraldo seu pai, era um homem enérgico e só admitiu o casamento, quando viu-o estabilizado, na profissão de pedreiro.
Assim sendo e com isto concretizado casa-se com Maria Pimenta na paróquia de Mateus Leme sendo a cerimônia celebrada em 1953 pelo saudoso Padre Vilaça.
Seus primeiros anos de casado foram em Belo Horizonte e em 18/10/1955 nasceu seu primogênito Lazinho. No início de 1956 transfere com sua esposa e primogênito e passam a morar na casa de seu sogro na Rua Herculano Rios em Florestal e assim tem inicio sua trajetória vitoriosa em Florestal a qual consagrou definitivamente na profissão, rendendo-lhe o nome popular de Vicente Pedreiro.
Sr. Adgenor Pimenta, seu sogro, muito popular em Florestal deu-lhe todo apoio e ele constrói sua primeira casa. Um barraco simples ao lado da casa do sogro. Morando definitivamente em Florestal exerce a profissão de pedreiro com afinco, sendo um dos pioneiros da profissão e o construtor de várias obras de renome, bem como o mestre de vários pedreiros jovens na cidade. Obras como a Escola Municipal Dercy Alves Ribeiro, Prédio da Antiga Prefeitura (chamada prefeitura velha), Laticínio da CEDAF, casa paroquial, salão vicentino, prefeitura atual e igreja do Marinheiro, trazem suas marcas no município.
Seu caráter e simpatia nesses anos marcaram sua vida em Florestal, pois com sua alegria e sinceridade soube cativar toda a comunidade em geral, sem discriminação de sexo, cor, credo e posição social.
Com humildade e sabedoria ouvia e respeitava a opinião das pessoas e isto o fez conhecido e cativador da grande amizade do povo Florestalense.
Por esses atributos seus, mesmo falecendo em maio de 1992, ainda continua e continuará vivo na memória de nossa gente.

"Agradecimentos de seus filhos Lazinho, Otair, Geraldo, Taninha, Vicentinho,.Cilia, Hélio, Telma e Renato, à Câmara Municipal de Florestal, gestão 2009-2012 por esta grande homenagem ao nosso querido e saudoso pai."

Por esta bela história de vida é que eu gostaria de homenagear “in memorian” com o Título de Cidadão Honorário de Florestal o saudoso Sr. VICENTE FRANCISCO DOS SANTOS, mais conhecido como VICENTE PEDREIRO, e conto com o apoio dos nobres colegas.
Sala das sessões, 18 de agosto de 2009.

Vereador Domingos Ribeiro de Oliveira Neto
Projeto de Decreto Legislativo nº 02/2009.

Concede o Título de “CIDADÃO HONORÁRIO DE FLORESTAL” ao Ilmº Sr. MÁRIO OKANO. Faço saber que a Câmara Municipal de Florestal aprova, e eu, Adeir da Anunciação Ferreira, Presidente, promulgo o seguinte

DECRETO LEGISLATIVO:

Art. 1º - Fica concedido o Título de “CIDADÃO HONORÁRIO DE FLORESTAL”ao Ilmº Sr. MÁRIO OKANO, pelos relevantes serviços prestados à Comunidade Florestalense.
Art. 2º - A entrega do Título será feita em Sessão Solene, especialmente convocada para este fim.
Art. 3º - Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Sessões, 06 de outubro de 2009.
Vereador Ilson Antunes Naime
CURRICULLUM VITAE

O Sr. Mário Okano nasceu dia 24/04/1945, na cidade de Igarapé-MG, sendo filho de Genichi Okano e Hiyoko Okano (ambos nascidos no Japão, vindos durante a segunda Guerra mundial). Possui seis irmãos, sendo que três moram em Minas Gerais e três residem no Japão como dekassekis. Passou uma parte da juventude em Igarapé trabalhando na lavoura com os parentes e viveu uma parte em Florestal, quando resolveu se mudar para BH para estudar e trabalhar. Casou-se em Belo Horizonte, aos 25 anos, com Amélia Francisca Kamei, finalizando o curso de odontologia na UFMG no mesmo ano, quando teve o primeiro dos três filhos ( Sheine, Sheila e Simone).
Mesmo exercendo a profissão de odontólogo, não deixou de beneficiar nossa cidade por meio de sua empresa HIDROSABOR, juntamente com seu irmão e sócio, Rideo Okano, gerando empregos para os nossos munícipes.
Conhecedor da pessoa e da empresa de que se trata, é o mínimo que, como Vereador, posso fazer em homenagem ao Sr. Mário Okano, como reconhecimento aos relevantes trabalhos prestados e por ter escolhido a cidade de Florestal.
Contamos com o apoio dos nobres colegas para a aprovação deste Projeto de Decreto Legislativo.
Sala das Sessões, 06 de outubro de 2009.
Vereador Ilson Antunes Naime









Nenhum comentário:

Postar um comentário